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  Cardápio - Alimentação Balanceada

Cardápio - Alimentação Balanceada

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL - Dicas da Nutricionista.

A pirâmide é um guia alimentar que tem como objetivo orientar as pessoas a possuir um consumo variado de alimentos, uma ingestão menor de açúcar, sal, gorduras saturadas e colesterol e maior consumo de frutas, verduras, legumes e grãos.

Pães, cereais, tubérculos e raízes: são os alimentos que, basicamente, nos fornecem energia para as atividades que desenvolvemos ao longo do dia. O ideal é consumir de 5 a 9 porções diariamente.

Hortaliças, frutas e legumes: esses alimentos são muito importantes, principalmente, por fornecerem fibras, que são vitais ao bom funcionamento do intestino. Além disso, são fontes de vitaminas e minerais. O ideal é consumir de 4 a 5 porções por dia.

Carnes, ovos, peixes e frangos: é através deles que suprimos nossas necessidades de proteínas, tão importantes para reconstrução e manutenção muscular. O ideal é consumir de 1 a 2 porções ao dia.

Leites e derivados: também nos fornecem proteínas, muito importantes, especialmente para a alimentação feminina por serem fonte de cálcio, que é um mineral primordial para combater a osteoporose. No caso de pessoas que tenham intolerância à lactose, a melhor opção é substituir por alimentos à base de soja. O ideal é consumir em torno de 3 porções por dia.

Açúcares: estão no topo da pirâmide, justamente porque o seu consumo deve ser eventual. Em pequenas quantidades, fornecem muitas calorias e na maioria das vezes, são desprovidos de vitaminas e sais minerais. O ideal é consumir, no máximo, 2 porções ao dia.

Óleos e gorduras: também se encontram no topo da pirâmide, são altamente calóricos e assim como os açúcares, seu consumo deve ser moderado. O ideal é consumir, no máximo, 2 porções ao dia.

  

Lembre-se que, tão importante quanto a alimentação adequada, é a prática de atividade física. Os exercícios são extremamente importantes para a manutenção da saúde.

Faça o Download do cardápio conforme a faixa etária do seu filho:

 




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